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Progresso da Leitura:

7 Dicas para Construir uma Voz de Marca Consistente

Publicado em: 31/10/2020

Escrito por Fernanda Prevedello

Sou desenvolvedora de sites WordPress desde 2003. Desde 2012 desenvolvo exclusivamente os meus sites e de meus clientes em Divi.

Se você está administrando ou construindo uma empresa, provavelmente está familiarizado com a ideia de voz da marca. A voz de sua marca é como ela soa e se sente cada vez que você se comunica com seu público, em todas as plataformas. Ao lado do design visual, a voz da marca é o que dá vida ao seu negócio para todos que interagem com ele.

Para ser mais eficaz, a voz de sua marca deve ser consistente em todas as plataformas. Quando sua marca interage com seu público, ela deve sempre proporcionar a mesma experiência. Seja em seu site, mídia social, vídeo, e-mail, áudio ou outros materiais de marca, uma voz de marca consistente é uma necessidade absoluta para sua estratégia de marca

Então, como você garante que a voz de sua marca seja consistente? Primeiro, vamos pular para o que é a voz da marca. Em seguida, mostraremos como determinar se o seu é consistente em todas as plataformas.

O que é Brand Voice?

1. Deixe claro sua missão, visão e valores

Como marca, você realmente sabe quem você é? Para começar a construir a voz da sua marca, deixe claro sua missão, visão e valores. Por quê você está aqui? O que é importante para sua marca? O que você está tentando realizar?

2. Pergunte a si mesmo o que sua marca não é

Saber o que sua marca não é é tão importante quanto saber o que ela é. Isso ajudará você a definir melhor sua voz. Faça uma lista de todos os atributos que você não deseja que sejam associados à sua marca e mantenha-os por perto enquanto desenvolve sua voz.

3. Saiba com quem você está falando

Você conhece seu público-alvo? Saber quem sua marca está direcionando é um passo importante para desenvolver a voz de sua marca. Se você ainda não identificou seu cliente-alvo, agora é a hora.

4. Decida como você deseja que seu público se sinta ao interagir com sua marca

Como você deseja que seu público se sinta em relação à sua marca? Você quer entretê-los? Inspirá-los a considerar verdades desagradáveis? Aquecer seus corações? Fazer com que eles se sintam nostálgicos? Veja sua marca como um especialista confiável? Depois de responder a essa pergunta, escolha alguns adjetivos para descrever sua marca.

5. Decida o tom de voz da sua marca

Depois de decidir qual é sua voz, é hora de se concentrar no tom de sua marca. Use suas respostas de # 3 para determinar seu tom. Por exemplo, se você quiser fazer seu público rir, seu tom pode ser espirituoso, envolvente e acolhedor. Ou, se quiser aumentar a conscientização sobre um problema específico, seu tom pode ser atencioso, inspirador e apaixonado.

6. Crie um guia de estilo de marca

Um guia de estilo de marca contém regras para seus direitos autorais, gráficos, cores, fontes, imagens e todos os detalhes de marca da sua empresa. Este guia serve como uma estrutura para você e sua equipe seguirem ao desenvolver o conteúdo.

7. Audite suas plataformas e materiais de marketing

Faça uma varredura em suas plataformas e materiais de marketing para verificar a consistência em sua voz. Se você está bem familiarizado com o que sua voz deve ser, você será capaz de eliminar inconsistências facilmente. Em seguida, faça ajustes nessas partes de sua marca para alinhá-las com o resto.

Resumindo

A consistência da voz de sua marca pode fazer ou quebrar sua marca. Muito parecido com o desenvolvimento de um personagem, sua voz requer um desenvolvimento cuidadoso. Manter o caráter de sua marca exige muita atenção aos detalhes, mas paga dividendos para o seu negócio.

Vamos recapitular rapidamente:

  • A voz da sua marca é como ela soa, se sente e se parece ao interagir com seu público-alvo
  • É importante conhecer sua marca por dentro e por fora para que você possa manter sua voz consistente
  • Manter a voz de sua marca consistente ajuda a construir a confiança da marca e torná-la memorável

Você desenvolveu uma voz de marca consistente? Quais etapas você executou para garantir que ressoe em todos os canais? Deixe-nos saber nos comentários.

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