A taxonomia do WordPress tem uma má reputação. Muitas vezes é mal compreendido e mal utilizado (e isso se o recurso for usado). Mas ser capaz de configurar taxonomias WordPress personalizadas é sua nova arma secreta. Usando-os, você pode fornecer uma experiência de usuário fantástica para seus leitores, para os rastreadores de SEO do Google e para seus redatores no back-end. Você não precisa mais ter medo de taxonomias. Vamos orientá-lo sobre como criar sua própria taxonomia WordPress. E você entenderá por que é uma das melhores coisas que você pode fazer pelo seu site.
O que é uma taxonomia no WordPress?
Bem, resumindo, é uma forma de organizar seu conteúdo. Por padrão, o WordPress vem com duas taxonomias que você já usa todos os dias. Categorias e tags. Taxonomias são segmentos distintos, classificáveis e filtráveis de seu site. Eles podem ser hierárquicos ou planos.
As categorias são hierárquicas com relacionamentos pai / filho. As tags são planas. Em cada um, você pode definir várias maneiras de seus usuários encontrarem informações específicas. Seja de forma ampla, pai / filho por meio de categorias ou um assunto específico por meio de tags.
Por exemplo, pegue a taxonomia de categorias. Você escolhe uma área específica que constitui a maior parte do seu tópico geral. Em um blog geral de saúde e bem-estar, você pode ver categorias como Exercício ou Treinos, com categorias infantis como Ciclismo, Corrida ou Treinamento de Força. Este é um exemplo de taxonomia em funcionamento. Os usuários podem classificar e filtrar as informações para encontrar exatamente o que precisam.
As tags são semelhantes, mas são usadas para assuntos específicos em seu site. Esta taxonomia do WordPress é útil para localizar postagens específicas sobre tópicos específicos que podem abranger várias categorias.
A tag Jogos de vídeo de fitness na imagem acima pode cobrir postagens nas categorias de corrida e ciclismo. Portanto, as tags são uma taxonomia útil para classificar de uma maneira diferente.
O que é uma taxonomia personalizada no WordPress?
As taxonomias personalizadas no WordPress são exatamente as mesmas. Eles podem ser hierárquicas ou planas. E você pode usá-las para direcionar conteúdo especificamente para seu público e nicho. Você pode ter um site de notícias que cobre notícias locais e globais. Você pode criar uma taxonomia WordPress personalizada para Notícias locais e uma para Notícias globais. Em cada um, você pode colocar categorias específicas que pertencem apenas a essa taxonomia, para que os leitores que procuram notícias locais de Huntsville, Alabama, não fiquem sobrecarregados com notícias de Hong Kong ou Tóquio.
Embora você possa usar categorias pai / filho para isso, as práticas recomendadas de SEO preferem a estrutura mais simples que uma taxonomia customizada fornece. Basicamente, ele remove um nível da estrutura do seu site, separando seus dados em segmentos mais fáceis de ler e pesquisar. Além disso, os tipos de postagem personalizados (custom post types) andam de mãos dadas com as taxonomias do WordPress. Em seguida, você pode ter as últimas notícias e relatórios investigativos listados separadamente no painel do WP e em suas respectivas taxonomias local / global. Em vez de tudo o que você escreve ser listado simplesmente em Posts.
Como criar uma taxonomia personalizada no WordPress
Como a maioria das coisas no WordPress, você pode criar uma taxonomia manualmente. Desta vez, você faz isso editando seu arquivo functions.php. Ou você pode usar um plugin para fazer todo o trabalho pesado. Vamos mostrar como usar um plugin para fazer isso, bem como fornecer um código de amostra e um link para referências para adicionar sua própria taxonomia WordPress personalizada editando seus arquivos PHP. Embora seja geralmente mais seguro para o futuro editar os arquivos PHP do WordPress manualmente para adicionar novos recursos e opções, adicioná-los por meio do plug-in é muito mais acessível para usuários comuns do WordPress.
Usando o plug-in de IU do tipo de postagem personalizada
Para começar, baixe e instale o Custom Post Type UI plugin no repositório WP.org.
Depois disso, você terá um novo item de menu chamado CPT UI em sua barra lateral. Abaixo dele, você deseja acessar Adicionar / Editar Taxonomias. Para realmente criar a nova taxonomia, tudo que você precisa fazer é dar a ela um slug (example.com/taxonomy-slug) e o que você e os leitores verão tanto no plural quanto no singular, como post e posts.
Clique em Add Taxonomy e você criou sua primeira taxonomia WordPress personalizada. Parabéns! Você ainda tem um pouco mais a fazer, no entanto. Você precisa informar ao WordPress o que exibir para a nova taxonomia. Neste ponto, você definirá coisas como Edit exercícios e Adicionar novo treino e assim por diante.
O próximo passo é o painel Configurações (Settings). É aqui que você decide se esta é uma taxonomia voltada para o público, onde seus usuários podem filtrar e pesquisar o conteúdo ou privada para os membros da sua equipe. Você determinará se é hierárquico ou não, ou seja, se usa uma relação pai / filho como Categorias ou simplesmente uma lista plana como Tags.
Dependendo das opções que você escolher, a taxonomia aparecerá parecida com esta. Ele estará em seus posts ou páginas ou onde quer que você o tenha anexado no processo de criação acima.
Anexamos este às postagens, então, como você pode ver, ele aparece em Categorias e tags no editor de blocos.
Como a adição e edição de novas taxonomias e tipos de postagem é incrivelmente longa e depende de suas opções e opções de configuração, sugerimos que você dê uma olhada na lista completa na página do repositório do plugin.
Adicionando Taxonomias com Código
Para aqueles de vocês que desejam fazer isso da maneira antiga, vá até os arquivos de instalação do WP, seja por FTP, cPanel ou outro meio de acessá-los. Encontre a pasta / wp-content / themes / theme-name e abra o arquivo functions.php em seu editor de código favorito.
Depois disso, você pegará esse código e o ajustará com base na taxonomia que deseja criar.
Na verdade, esse código cria duas taxonomias no painel, uma hierárquica com recursos pai / filho e outra sem. Basicamente, um conjunto secundário de categorias e tags. O próprio código foi postado na página oficial de taxonomia pela equipe do WordPress Codex e registra Livros como uma taxonomia com vários gêneros e escritores para relacionar. Tudo o que você precisa fazer é examinar e substituir as palavras-chave relacionadas ao livro pelas suas. E você está pronto para ir.
Por fim…
Usar taxonomias WordPress parece complicado no início. Mas quando você se aprofunda no recurso, espero que possa ver como ele realmente é simples. Se você relacioná-lo às categorias e tags que já usa, entender as taxonomias personalizadas é simples. Ao combiná-los com tipos de postagem personalizados, você pode organizar seu site em um número infinito de maneiras para encontrar a melhor maneira de se adequar perfeitamente ao seu nicho e público.
Você usa uma taxonomia WordPress especial em seu site? Deixe-nos saber como isso é configurado nos comentários!
0 comentários